quinta-feira, 27 de junho de 2013

Montagem do motor Zetec rocam da Ford passo a passo!

Adicionar legenda
 Gente acredito que o segredo para uma boa montagem tem alguns itens a ser cumprido, pois uma boa limpeza é essencial em todo o processo de montagem, também tem a parte da atenção que é o item que eu acho mais favorável para que tudo de certo.
 Como mostro na foto esses tipos de motor contem esguicho, então muita atenção na hr de receber o motor da retifica pois lá eles retiram para encamisar e brunir as camisas ''cilindro'' e nós mecânicos e que temos que ter essa atenção.
 Dica= Esquecendo os esguichos o motor não dar pressão de óleo necessária.
A pressão Variável  com o motor frio e de 3 a  4 Kgf/cm² e com o motor quente não pode baixar mais que 1 Kgf/cm². Pois isso acontecendo existe uma grande possibilidade dos tuchos não serem carregados.




  Verificando a posição correta dos bronzes, pois os que tem um rasgo são colocados no bloco para ha-
ver a passagem de óleo pelos esguichos afim de manter a lubrificação constante no Virabrequim e deixar sempre os pinos de bielas e saias dos pistões com óleo.






Bronze de mancal como mostro na foto ao lado.
Dica= Analisar os bronze a respeito das medidas, pois pode na caixa dizer que é  0,25 e o bronze ser 0,50 e isso vai fazer vc perder tempo até achar que é o bronze errado, e se na caixa for 0,50 e o bronze for 0,25 vc vai ter que desmontar o motor novamente porque o mesmo não vai dar pressão de óleo, pois o virabrequim irar rodar fora de medida.. 




Parafuso com prisioneiro para fixar a defletora que tem a função de facilitar a circulação do óleo em função do pescador..
A sequencia de aperto dos parafusos é começando pelo meio, depois aperta o mancal de um lado depois aperta o mancal do outro.

Arruela de encosto é posta no bloco no mancal do meio afim de fazer a folga axial.

Dica= Sempre montar os bronzes banhando a óleo afim de evitar ranhuras nos primeiros giros do motor.
                                
Lembrando quê os anéis de segmentos tem uma posição cada um deles, nunca colocar como mostro na foto a esquerda, pois fazendo isso o óleo passara pela câmara de combustão sempre molhando vela de óleo e consecutivamente irar fumaçar.
Marca posição da biela,geralmente ela contém números nela.
Dica= Marcando a biela vc não corre o risco dela ficar prendendo no moente por conta de sua folga lateral.

 Acomodando a cinta e apertando bem, lembrando de dividir os anéis, sempre banhando os pistões com óleo para não haver engripamento nos cilindro ''camisas'' com um pedaço de madeira apropriado ou um martelo de nylon bata na cabeça do pistão afim do mesmo entra no cilindro,

Dica= Ao bater no pistão vc deve observar se ele não emperra (topa), se isso acontecer não force, retorne o piston no cilindro acomode novamente a cinta apertando bem no pistão.
Obs: Se vc força o pistão quando ele topar provavelmente irar quebra algum anel de segmento e consequentemente quando o motor funcionar irar fumaçar e melar a vela de óleo deixando um cilindro morto, desequilibrando o motor em sua marcha lenta.



                                                                                                    
Instalar a engrenagem que sincronizara a distribuição e corrente antes de colocar a bomba de óleo Dica= Geralmente na corrente vem um dente ''elo''marcado ou pintado para facilitar a montagem.

Com os guias da corrente instalado verifique se os mesmos
estão livres após apertar os parafusos.
Remova todo o óleo na parte da frente do bloco para colocar a junta, essa junta da bomba de
óleo vem inteira ligada com a da bomba D' água, vou dar uma dica, agora por favor, não vai nessa de colocar muita cola não, o cliente pode notar e não gostar, até mesmo porque qualidade não é exagero.   


Dica= Após ter limpo toda a frente do bloco (gasolina ou thinner) colar a junta. Se for silicone espalhar no espaço certinho da junta no lado da bomba D' água, agora se for cola 3m dar vários pingos depois espalhar, todas 2 tem que esperar secar um pouco, depois vai encostando a junta no bloco que ela vai fixando. Fiz questão de dar esses detalhes porque no meu caso montei esse motor para uma oficina e não veio a bomba.



   Gente esses tipos de bomba de óleo tem uns detalhes muito importante além de ela não ter guia os espaços onde vão os parafusos são bastante largos. Quando eu estava montando um motor desse a uns anos atrás, passei o virabrequim e ele ficou rodando normal, quando instalei a bomba de óleo a ''cambota'' não quis mais girar .
Dica= Vc tem que ir reapertando a bomba de óleo e girando o virabrequim, para que a engrenagem da bomba não trabalhe forçada no eixo.

 

  Dependendo das condições como esteja o pescador da bomba, vc pode abri-lo para realizar uma limpeza ou coloca-lo no produto químico que nem sempre é o necessário para deixa-lo completamente limpo.




 Observar a posição dos pistões porque por mais incrível que pareça já vi muito mecânico ter que retirar o cárter para virar lado de pistão. Geralmente vem na face dos pistões uma seta, ponto cravado, bolas marcando a posição dos pistões.
Dica= Antes da desmontagem observar a posição dos pistões, pois existe motores com seta do pistões para frente e outros com setas para trás. Nesse caso os pistões tem sua seta voltada para frente.                                                                                                           Amarra um arame na corrente para ficar melhor o manuseio da montagem, (para a corrente de sincronismo não cair dentro do motor).


                                
  Respeitando a ordem de aperto que é bem simples alternando os parafuso, segue a sequencia de aperto 40  Nm  e  120°  que dar em uma faixa de 8 a 10 kg..




  Observando a posição da engrenagem na corrente, coloque ela deixando a folga pro lado do esticador, caso contrario deixando a folga pro lado contrario do esticador, a corrente irar ficar fazendo um ruído,
(corrente irar trabalhar folgada).




Dica= Dar um giro completo no motor (360°) e ver se os pontos coincide, o debaixo e o de cima, como mostro na foto ao lado.




 Respeitando a folga
da corrente como já
falei acima, colocar
o tensionador rosque-
ando com a mão
observando a corrente
sendo tensionada.

 
 Dica= Por mais incrível que pareça já coloquei
2 tensionadores novos em motores diferentes
que aparentaram defeitos, por isso leve em consideração que peça nova também aparenta defeito.
Coloquei o tensionador velho a corrente parou
com a pancada.

BOA SORTE!!!

77 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. gostei das dicas estou montando um motor zetek foi boa as dicas

    ResponderExcluir
  3. vou montar meu primeiro zetec, foi um boa essas dicas. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. vou montar meu primeiro espero que levo sorte muito obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  5. ola amigo .. não consigo visualizar os elos cobreados da corrente para que eu monte o cabeçote o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deixando os (pontos das engrenagens) corretos vc pode ignorar os elos da corrente......

      Excluir
  6. Qual o endereço da sua oficina e cidade?

    ResponderExcluir
  7. Atendo em domicílio e é em Olinda Pernambuco.

    ResponderExcluir
  8. Estava em duvidas quanto a montagem dos mancais do virabrequim, com esta foto mostrando a posição, resolvi minha duvida, valeu, feliz 2015 a todos.

    ResponderExcluir
  9. Sr Milton,
    as bielas do motor zetec rocam 1.0 serve no motor 1.6?
    verifiquei que os códigos são os mesmos porem tenho duvidas quanto a resistência. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. cara mandei o mecânico trocar meu cabeçote depois disso ficou fazendo barulho na corrente perguntei a ele ele disse que era folga no eixo, porem comprei um novo como iria vim com folga perguntei sobre o ponto da corrente ele disse que não tinha, sera que o barulho e porque ele não deixou no ponto ou por causa da folga no tensionador que vc disse? obrigado...

    ResponderExcluir
  11. Olá sabe onde eu encontro para comprar os esguichos para esse motor Zetec Rocam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercado livre, vc encontra com facilidade.

      Excluir
    2. Como é o nome desses esguicho ? Minha retifica deixou entupido...
      Onde compro ?

      Excluir
    3. Como é o nome deles ?
      Vc encontrou ?

      Excluir
  12. Alguém sabe a loja na internet onde posso achar esses esguichos ? Pode deixar o link por favor...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. motor zetec rocam quando ficar muito tempo na marcha lenta descarregar os tuchos mas só quando o oleo do motor ja esta com temperatura alta

    ResponderExcluir
  15. bom dia vc me deixou com uma duvida cruel mas o bloco q estou montando e 1.0 e so tem um furo de lubrificação entrarei em contato com um amigo que trabalha na ford com automoveis e tirarei essa duvida mas acho que esse esguicho so tem no fiesta e no eco esport supercharguer

    ResponderExcluir
  16. mas gostei do blogger
    show
    trab com motores volvo penta maritimos se tiverem duvidas to ai par ajudar tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sempre terei duvidas amigo.... Vc tem face? Me add la Escreve ``mecanica inovada`` Sera mais um contato que iremos nos falar e mais rápido, kkk...

      Excluir
  17. boa tarde pessoal descobrir
    alguns modelos tem jet oleo

    ResponderExcluir
  18. Boa noite amigo montei meu motor zete Troquei anel bronzina de manca biela as engrenagem e corrente mas o problema lógico que já ia mexer também mas o problema principal continua a corrente de comando fica ralando na bomba de óleo

    ResponderExcluir
  19. Boa noite amigo montei meu motor zete Troquei anel bronzina de manca biela as engrenagem e corrente mas o problema lógico que já ia mexer também mas o problema principal continua a corrente de comando fica ralando na bomba de óleo

    ResponderExcluir
  20. Olá amigão, gostei do brog, parabéns.estou fazendo uma geral no meu fiesta com motor zetec rocan. Porém estou com dificuldades em saca-lo devido ao pouco espaço para esquerda,devido a engrenagem da polia do ar condicionado que é adaptado. Não tenho tração porque estou também fazendo a suspensão. minha duvida: terei que tirar a Caixa de marcha também? Fico grato se você puder me orientar. Tenho curso de mecânica geral, mas não tenho praticado com frequência. Um abraço, Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa retirar o motor é isso??
      Então não precisa retirar a caixa não, vc retira o compressor do ar condicionado que é acoplado no cárter.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Olá amigão, gostei do brog, parabéns.estou fazendo uma geral no meu fiesta com motor zetec rocan. Porém estou com dificuldades em saca-lo devido ao pouco espaço para esquerda,devido a engrenagem da polia do ar condicionado que é adaptado. Não tenho tração porque estou também fazendo a suspensão. minha duvida: terei que tirar a Caixa de marcha também? Fico grato se você puder me orientar. Tenho curso de mecânica geral, mas não tenho praticado com frequência. Um abraço, Marcos.

    ResponderExcluir
  22. Olá boa tarde montei o vira brequi da santana mas motor esta travado pode ser por excesso de aperto

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Me tira uma duvida o motor 1.6 zetec,as setas dos pintoes precisa esta voltado para o lado da polia.

    ResponderExcluir
  26. Quais são as medidas dos apertos de torque nos parafusos do virabrequin biela e cabeçote no motor Zetec 1.6

    ResponderExcluir
  27. Amigo fiz o motor do fiesta mas depois que ele esquenta a corrente de comando começa a fazer um barulho muito forte se deixo ele esfriar aí ele volta ao normal.... Vc pode me dar uma dica sendo que a corrente e bomba de óleo são novas

    ResponderExcluir
  28. Amigo fiz o motor do fiesta mas depois que ele esquenta a corrente de comando começa a fazer um barulho muito forte se deixo ele esfriar aí ele volta ao normal.... Vc pode me dar uma dica sendo que a corrente e bomba de óleo são novas

    ResponderExcluir
  29. Alguém pode me ajudar?Apessoa que monte meu motor me pediu uma peça e não a encontro,alguém sabe onde consigo? Um jogo de calço do eixo do Ford Fiesta 1.0 8v Zetec rocan 2009/10 com a medida de :0.10

    ResponderExcluir
  30. Alguém pode me ajudar?Apessoa que monte meu motor me pediu uma peça e não a encontro,alguém sabe onde consigo? Um jogo de calço do eixo do Ford Fiesta 1.0 8v Zetec rocan 2009/10 com a medida de :0.10

    ResponderExcluir
  31. Amigo pela net vc consegui com mais facilidade..

    ResponderExcluir
  32. Ótimas dicas! Sou mecânico de caminhões e ônibus em uma concessionária! Já montei vários tipos de motores diesel mas não tenho experiência em ciclo Otto!
    Preciso fazer o motor do meu carro, espero usar suas dicas!
    Vlw 😃

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Amigão, o meu ford fiesta supercharg 2002 esta vazando óleo em cima da caixa de marcha, verificado pelo mecânico disse-me ser pelo mancal do pião do velocimetro, tentou tirar mas o mancal tá duro pra sair e se forçar pode quebrar, porque é de plastico. O que fazer então nesse caso? Como tira-lo sem quebrar dentro? Se quebrar vai ter que tirar a caixa de marcha. Que situação só pra trocar um ourim. anel de vedação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo o segredo é retirar com cautela...
      Esse serviço é realmente complicado para nos mecânicos..

      Excluir
  36. Está de parabéns Milton Jr. Excelente postagem, pena que não tinha visto ano passado quando fiz o motor do meu. De qualquer forma agradeceria se me respondesse essa questão que postei. Abraços.

    ResponderExcluir
  37. estou fazendo serviço do cabeçote do zetec 2010 que queimou junta super aquecimento mais estou notando ao virar o motor sem cabeçote e sem a correia esta duro de virar com a chave 19 na polia é normal

    ResponderExcluir
  38. estou fazendo o serviço do cabeçóte do zetec 1.6 2010 que queimou a junta super aquecimento.. mais estou notando que ao virar o motor sem o cabeçote e sem a correia o motor está virando muito duro com a chave 19 na polia e faz barulho ao virar é normal isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não sei bem o peso que vc senti ao rodar..
      mais tenta da um solo no motor sem o cabeçote(Com mangueiras de combustível desconectadas e soquete da bobina desligado)para analisar se o motor roda normal.

      Excluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. Estou com um zetec na ofina ja foi feito o motor 3vezes e o problema persiste..
    Fica melando vela..
    Se poderem me ajudar eu agradeço..

    ResponderExcluir
  42. Estou com um zetec na ofina ja foi feito o motor 3vezes e o problema persiste..
    Fica melando vela..
    Se poderem me ajudar eu agradeço..

    ResponderExcluir
  43. Não sou mecânico,mais se continua melando as velas vc deve verificar se os pistões estão com folgas na canaletas dos anéis de segmento e de pressão. se for o caso vc deve mudar os anéis para 0,25 ou fazer a troca completa de pistões e anéis. se persistir ou não for esse o problema, verifique o desgaste da camisa do cilindro e suas ranhuras.Pode ser que a camisa esteja arranhada ou com desgastes, que faz com que seja necessário retificar para 0,25. É minha opinião, que verifique esses procedimentos.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite fiz o cabeçote do meu zetec botei no ponto tem centelhas pressão de bomba mais não pega vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  45. amigo consigo colocar cabeçote 1.0 no bloco 1.6 (motor zetec rocam)

    ResponderExcluir
  46. amigo você poderia passar a lista de ferramentas (especiais) que eu vou precisar porque tem as chaves torxs do cabeçote e parece que são duas e da engrenagem de cima do cabeçote...obrigado

    ResponderExcluir
  47. Quanto tempo em média pra montar esse motor completo, deixando o carro rodando? Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Como tirar o motor Fiesta supercharge 1.0 Zetec Rocam por baixo não tenho girafa

    ResponderExcluir
  49. ola, tenho um motor zetec 1.0 flex, eu consigo trocar o cabeçote por 1.6?

    ResponderExcluir
  50. ja montei vários zetec esses carro sao bem problemáticos com esse tal de tensor da corrente
    dao muitos problemas eles perde presao de ole nas lateral dele. outra coisa e sobre o aquecimento e a válvula temostatica q trava tam bem o sensor de temperatura q vai em baixo da válvula temostatica q indica q o carro esta aquecendo mais nao esta

    ResponderExcluir
  51. Boa noite amigo, estou com um problema sério num motor coirier zetec 1.6 fiz retifica e peças tds novas, e o primeiro cilindro pela segunda vez veio travar como se faltasse lubrificação neste primeiro cilindro o motor chega funcionar esquenta normal e começa a rajar o primeiro cilindro, me de uma luz por favor

    ResponderExcluir
  52. Queria saber para qual lado fica a biela qual posição

    ResponderExcluir
  53. Boa noite meu amigo ,muito bom,bem detalhado queria te perguntar só uma coisa, estou com o motor todo na bancada, seguinte da pra montar com a caixa no lugar?ou precisa afastar ela ? Tirei e estou pesquisando como colocar e a minha primeira vez ? Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  54. Esse ztec não pode ter uma folga mínima na corrente do lado qi não tem o tensionadas.

    ResponderExcluir
  55. Olá Boa noite, qual o torque dos mancais de biela do zetec 1.0

    ResponderExcluir