Retirar as crostas que ficam na cabeça dos pistões da mais valor ao seu serviço na vista do cliente, dando um aspecto de limpeza.
Dica= Cuidado com os furos do bloco para não cair sujeira (deixar para escoar o óleo após limpeza).
É bom vc colocar essas duas peças antes de colocar o cabeçote, pois o mesmo já vai pro lugar com o coletor de admissão, não colocando ira dificultar o encaixe delas. Na hora de colocar o gargalho de óleo substituir o oring do mesmo.
Após apertar o cabeçote na sua sequencia alternada de parafuso. Confira tabela de aperto no facebook= miltonorniju@hotmail.com.br.
Colocar a junta e apertar o coletor de escape de forma alternada, apertando também as abraçadeiras da carcaça da válvula termostática na parte de traz do cabeçote.
Dica= Montar a carcaça no cabeçote fora (antes de estalar no motor).
Descarre-
gar os tuchos ajuda nas primeiras
queimas da mistura ar- combustível
Usar uma luva ajudara você a desmontar.
(Batendo em uma parte maciça).
Desmontar todo ele afim de retirar o óleo velho
que fica dentro.
Após desmon-
tado lavar com óleo diesel ou gasolina.
Dica= Na hora de colocar os tuchos no cavalete banha-los a óleo afim de fixar, já que temos que virar o cavalete para montar no cabeçote.
Analisando o lado da junta coincidindo com o furo de lubrificação do cabeçote.
Local dos furos de lubrificação do cabeçote. Muita atenção com a qualidade da junta ou se for usar cola! (para não entupir).
Posição correta de instalar a ferramenta que trava o comando, onde tem um bujão. Na própria ferramenta vem o nome dizendo se ela é de escape ou de admissão.
Dica= A traz na caixa de marcha tem um corte de fabrica, que tem escrito 0°(zero grau) e no volante do motor tem um corte. Esses dois tem que coincidir, dando certeza a você que o 1° piston encontrasse no ponto morto superior..
Antes de instalar a correia dentada deixar os parafusos
das engrenagens folgados para
facilitar o posicionamento da correia.
Lembrado quê, tem que esticar
a correia pelo lado contrario do esticador.
Também é bom deixar esse rolamento da direita um pouco folgado na hora da instalação da correia para facilitar na hora de posicionar a mesma, pois essa correia é muito justa nas engrenagens.
Dica= O rolamento tensionador tem seu ponto, ficando de forma errada ele da uma batida parecendo tucho! Para ajustar sem a ferramenta e preciso um alicate de anilha curvo fixando no pino guia do tensionador.
Boa sorte!!!
boas dicas adorei a do suspiro do oleo.
ResponderExcluirexelente tutorial!!! parabens!!! agora tenho uma duvida, ao montar e funcionar o motor, quanto tempo ficam batendo os tuchos ate encherem\amaciar?
ResponderExcluirAmigo tem uns que se calam com menos de um hora de funcionamento e outros com quase dois dias depois,(a forma dos tuchos pararem de bater vai muito da sua forma de limpeza ao desmontar).
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmigo Milton Jr ,ao montar o cabecote do motor 1.6 16v e depois a correia dentada,
ResponderExcluireu funcionei o motor mas ficou fazendo um barulho como se fosse batendo válvulas,isso e normal ou tem algo errado?
Vc esta atento a questão da tensão do rolamento da correia dentada??
ExcluirBom dia amigo. tenho um palio 1.6 16v 97 estou trocando a correia dentada, mas ao girar o motor manualmente a correia sai um pouco para fora e fica encostando na polia inferior. O que sera que esta acontecendo? Grato.. obrigado.
ResponderExcluirAmigo na verdade a polia de baixo é que não deixa a correia desandar, então é normal que ela encoste, só não pode estar machucando a correia...
Excluircomo instalar coletor de injeção palio 1.6 16v
ResponderExcluirtenho um palio e fiz a troca da junta de cabeçote e me perdi nas instalações das mangueirinhas pois tem mangueirinha que se partiu ( ressecada ) e fiquei perdido aonde ligar
ResponderExcluirtenho um palio e fiz a troca da junta de cabeçote e me perdi nas instalações das mangueirinhas pois tem mangueirinha que se partiu ( ressecada ) e fiquei perdido aonde ligar
ResponderExcluirAmigão nesse caso aconselho a você que pegue um outro carro e faça a comparação e em seguida vai colocando as mangueiras...
ExcluirBoa noite o anel oring que você citou do gargalo do óleo vai lá em baixo no bloco.
ResponderExcluirPois fiz um motor aqui 16 válvulas igual a esse foi minha primeira vez ele ficou bom mas está vazando óleo no bloco do motor minha suspeita é que pode ser no gargalo do óleo
Boa noite o anel oring que você citou do gargalo do óleo vai lá em baixo no bloco.
ResponderExcluirPois fiz um motor aqui 16 válvulas igual a esse foi minha primeira vez ele ficou bom mas está vazando óleo no bloco do motor minha suspeita é que pode ser no gargalo do óleo
Boa noite o anel oring que você citou do gargalo do óleo vai lá em baixo no bloco.
ResponderExcluirPois fiz um motor aqui 16 válvulas igual a esse foi minha primeira vez ele ficou bom mas está vazando óleo no bloco do motor minha suspeita é que pode ser no gargalo do óleo
Nesse oring é bom colocar um pouco de silicone...
Excluirboa noite, fiz a troca da junta de cabeçote de um palio 1.6 16v que quebrou a correia,levei na retifica troquei todas as valvolas e montei novamente no carro,com as ferramentas no comando tudo certinho mas agora o carro pega e more nao afirma. Ja vio coisa parecida.
ResponderExcluirboa noite, fiz a troca da junta de cabeçote de um palio 1.6 16v que quebrou a correia,levei na retifica troquei todas as valvolas e montei novamente no carro,com as ferramentas no comando tudo certinho mas agora o carro pega e more nao afirma. Ja vio coisa parecida.
ResponderExcluirConseguio resolver?? Peço desculpa por não ter visto antes, muita correria na rua... Vc colocou todas as mangueiras de suspiro na posição correta??
Excluirboa noite, meu palio 1.6 16 quando esquenta não pega ja mechemos em tudo e nada se acha alem do comando de valvula ter bdesgastado um pouco os dois . motor de arranque ( de partida ) ja estrago 4 nao sei oque fazer agora abri o motor pela segunda vez e vi esse defeito do comando de valvula ....sera possivel
ResponderExcluirBoa Noite amigo...
ResponderExcluirUma certa pessoa me vendeu uma palio wekkend 97/97 - 1.6 - 16v...
no mesmo mês o carro bateu o motor sem eu andar nem 130km, mandei para o mecânico e o mesmo fez a parte de cima, depois de 2 semanas e 750km o motor bateu novamente, levei ao mecanico e o mesmo falou que eu ja havia pegado o carro com problemas em todo motor, e que dessa vez 2 pistoes quebraram, entao devolvi o carro e agora a dona do veiculo está dizendo que foi porque o mecanico não apertou as valvulas direito sendo que o mesmo voltou ao mecanico para reaperto depois de 500km, o mecanico me disse que os tuchos estavam bem ruins que seria bom trocar.... qual seria o possivel problema nesse caso?
acredito que tenha que começar a montagem do motor do 0 e ir analisando os possíveis defeitos..
ExcluirBom dia se está trancando o moto e pistom quebrando tem algumas bem obvia, gira breque enpenado ou bloco os tuchos ficaria com barulhos esquisito.
ResponderExcluirNesse caso aconselho a montagem do motor do 0 (começando a montar tudo dinovo)
Excluirmeu cabeçote foi todo feito pois arrebentou a correia .. montei mas agora tenho um problema con as ferramentas no ponto o motor gira normal .. mas se por o motor no ponto morto e girar as engrenagem da gaiola trava os dois comando o que esta acontecendo
ResponderExcluirPorfavor, estou tentando tirar meu cabeçote mas o coletor de escapamento parece que esta engripado. tem algum segredo para solta-lo:? Ja soltei os parafusos que vi do coletor, o cabecote ja levanta do bloco mas nao solta do coletor. Ja enchi de HD e nada, Teria alguma dica?
ResponderExcluirvc tem k soltar o suporte da bomba de direçao
Excluirvc tem k soltar o suporte da bomba de direçao
Excluirvc tem k soltar o suporte da bomba de direçao
Excluirboa noite, troquei a junta da tampa e alguns tuchos cairam acabei misturando nao coloquei a mesma seguencia isso tem algum problema.
ResponderExcluirboa noite, troquei a junta da tampa e alguns tuchos cairam acabei misturando nao coloquei a mesma seguencia isso tem algum problema.
ResponderExcluirNesse caso os tuchos não tem ordem..
ExcluirPode misturalos.
Boa noite,acabei de fazer o cabeçote ,o carro pega de 1 perfeito porém a correia dentada está correndo da polias, já troquei até a guia e a chapa da guia do esticador
ResponderExcluirBoa noite,acabei de fazer o cabeçote ,o carro pega de 1 perfeito porém a correia dentada está correndo da polias, já troquei até a guia e a chapa da guia do esticador
ResponderExcluirBoa noite,acabei de fazer o cabeçote ,o carro pega de 1 perfeito porém a correia dentada está correndo da polias, já troquei até a guia e a chapa da guia do esticador
ResponderExcluirVc está tem que analisar as engrenagem quanto a empenamentos..
Excluirboa tarde,tenho um palio weekend 1.6 16 válvulas 97 ele começou com um barulho estranho,no motor. coloquei em um mecanico e ele condenou as gaiolas de comando e os eixos, queria saber se as gaiolas se danificam mesmo e se eu consigo comprar novas ou se pode ser recuperadas
ResponderExcluirEssas caixas de comandos danificam por conta da falta de lubrificação de óleo.
ExcluirAo danificar recomendo novas!
bom dia
ResponderExcluirfiz o motor completo em uma mecanica e o meu palio weeked 1.6 16 já voltou 3 vezes
para mecanica com mesmo problema a correia quebra devido o comando central do bloco travar
você poderia me dizer a causa
Boa noite.
ResponderExcluirEstou montando os comandos de válvulas do Siena 1.6 16 V 1997.
Existe uma ordem correta de colocar os comandos em seus lugares ou podem ser parafusados de qualquer forma e depois é possível colocar no ponto?
Ou é tem uma posição correta para colocar em cima do cabeçote antes de fazer os apertos????
bom dia qual e a posição do pistão amigo uns e para direita e ou esquerda como opção para colocar e o 1.6 16v ?
ResponderExcluirBoa noite!!! No cabeçote, na lateral onde pega a válvula, tem dois furos, quase que embaixo dela, o que vai nesses dois furos?? Desde já agradeço a atenção!!
ResponderExcluirBoa noite!!! No cabeçote, na lateral onde pega a válvula, tem dois furos, quase que embaixo dela, o que vai nesses dois furos?? Desde já agradeço a atenção!!
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