terça-feira, 2 de julho de 2013

Montagem do cabeçote Palio 1.6 16 válvulas.

Como sempre costumo dizer a Limpeza e Atenção é o essencial para que tudo der certo.
Retirar as crostas que ficam na cabeça dos pistões da mais valor ao seu serviço na vista do cliente, dando um aspecto de limpeza.
 Dica= Cuidado com os furos do bloco para não cair sujeira (deixar para escoar o óleo após limpeza).





É bom vc colocar essas duas peças antes de colocar o cabeçote, pois o mesmo já vai pro lugar com o coletor de admissão, não colocando ira dificultar o encaixe delas. Na hora de colocar o gargalho de óleo substituir o oring do mesmo.




Após apertar o cabeçote na sua sequencia alternada de parafuso. Confira tabela de aperto no facebook= miltonorniju@hotmail.com.br.
Colocar a junta e apertar o coletor de escape de forma alternada, apertando também as abraçadeiras da carcaça da válvula termostática na parte de traz do cabeçote.
Dica= Montar a carcaça no cabeçote fora (antes de estalar no motor).


Descarre-
gar os tuchos ajuda nas primeiras
queimas da mistura ar- combustível

Usar uma luva ajudara você a desmontar.
(Batendo em uma parte maciça).


Desmontar todo ele afim de retirar o óleo velho
que fica dentro.



  Após desmon-
tado lavar com óleo diesel ou gasolina.




 
Dica= Na hora de colocar os tuchos no cavalete banha-los a óleo afim de fixar, já que temos que virar o cavalete para montar no cabeçote.




 Analisando o lado da junta coincidindo com o furo de lubrificação do cabeçote.






 Local dos furos de lubrificação do cabeçote. Muita atenção com a qualidade da junta ou se for usar cola! (para não entupir).








Posição correta de instalar a ferramenta que trava o comando, onde tem um bujão. Na própria ferramenta vem o nome dizendo se ela é de escape ou de admissão.



Com as ferramentas de travar os comandos instalada você agora tem que deixar o 1° piston no PMS (ponto morto superior)
Dica= A traz na caixa de marcha tem um corte de fabrica, que tem escrito 0°(zero grau) e no volante do motor tem um corte. Esses dois tem que coincidir, dando certeza a você que o 1° piston encontrasse no ponto morto superior..

  Antes de instalar a correia dentada deixar os parafusos
das engrenagens folgados para
facilitar o posicionamento da correia.
Lembrado quê, tem que esticar
a correia pelo lado contrario do esticador.


Também é bom deixar esse rolamento da direita um pouco folgado na hora da instalação da correia para facilitar na hora de posicionar a mesma, pois essa correia é muito justa nas engrenagens.


Dica= O rolamento tensionador tem seu ponto, ficando de forma errada ele da uma batida parecendo tucho! Para ajustar sem a ferramenta e preciso um alicate de anilha curvo fixando no pino guia do tensionador.

   Boa sorte!!!