terça-feira, 27 de agosto de 2013

Instalação de uma buzina com rele.Moto.






Fiz uma vez um reparo na buzina em uma moto de um amigo meu, vi que

era fácil, resolvi mostrar também. Na questão do fio (enroladinho) é só

pegar uma chave de fenda na medida em que quiser enrolar.





O fio terra pode ser ligado na própria

fixação da buzina, e o plug da buzina, já

notei que é sempre o de fora quando ela

já estar no seu lugar (os positivos ficam

na maioria das partes no lado de dentro da buzina).









 Vc fazendo uma

marcação (de leve) na

parte de trás

irar ajudar na hora da

instalação elétrica,

(Fixar fio terra).


 Nesses pontinhos brancos tem essas numerações em todos os reles.
O pino 85 e 86 são os da bobina do rele, pegando os dois soquetes da buzina original você vai ligar o 85 no positivo e o 86 no terra. Pra saber quem é positivo e negativo nos soquetes da buzina original, colocar o multímetro na escala de continuidade e encostar a ponta de prova no quadro, aquele soquete que der continuidade é o terra.





Medir o tamanho do fio a ser instalado

e levar o rele até a frente (coco do

farol) .



Dica= Dar um nó em uma das pontas 

dos fios para saber quem é positivo ou 

negativo.



Levar a fiação pro coco do farol já

com os conectores

isolados como mostro na foto.





Alimentar o rele em um positivo da fiação que no

caso é a numeração 30 do rele.

Dica= Alimentar com o positivo de fio de boa 

espessura (grosso) e nos conectores de vários pinos!


                  
          E o outro pino do rele que é o 87 você liga no positivo da buzina como mostro na foto abaixo.


Veja certinho nessa simulação que

eu fiz o esquema de como vc deve

fazer para realizar a ligação correta.

Lembrando que você pode fazer essa

ligação para vários itens e em outros locais.






Esse local foi onde achei melhor

colocar o rele, no coco do farol.






     AQUI MOSTRO ALGUMAS FOTOS COMO FICOU O SERVIÇO CONCLUÍDO!!!


      


























terça-feira, 2 de julho de 2013

Montagem do cabeçote Palio 1.6 16 válvulas.

Como sempre costumo dizer a Limpeza e Atenção é o essencial para que tudo der certo.
Retirar as crostas que ficam na cabeça dos pistões da mais valor ao seu serviço na vista do cliente, dando um aspecto de limpeza.
 Dica= Cuidado com os furos do bloco para não cair sujeira (deixar para escoar o óleo após limpeza).





É bom vc colocar essas duas peças antes de colocar o cabeçote, pois o mesmo já vai pro lugar com o coletor de admissão, não colocando ira dificultar o encaixe delas. Na hora de colocar o gargalho de óleo substituir o oring do mesmo.




Após apertar o cabeçote na sua sequencia alternada de parafuso. Confira tabela de aperto no facebook= miltonorniju@hotmail.com.br.
Colocar a junta e apertar o coletor de escape de forma alternada, apertando também as abraçadeiras da carcaça da válvula termostática na parte de traz do cabeçote.
Dica= Montar a carcaça no cabeçote fora (antes de estalar no motor).


Descarre-
gar os tuchos ajuda nas primeiras
queimas da mistura ar- combustível

Usar uma luva ajudara você a desmontar.
(Batendo em uma parte maciça).


Desmontar todo ele afim de retirar o óleo velho
que fica dentro.



  Após desmon-
tado lavar com óleo diesel ou gasolina.




 
Dica= Na hora de colocar os tuchos no cavalete banha-los a óleo afim de fixar, já que temos que virar o cavalete para montar no cabeçote.




 Analisando o lado da junta coincidindo com o furo de lubrificação do cabeçote.






 Local dos furos de lubrificação do cabeçote. Muita atenção com a qualidade da junta ou se for usar cola! (para não entupir).








Posição correta de instalar a ferramenta que trava o comando, onde tem um bujão. Na própria ferramenta vem o nome dizendo se ela é de escape ou de admissão.



Com as ferramentas de travar os comandos instalada você agora tem que deixar o 1° piston no PMS (ponto morto superior)
Dica= A traz na caixa de marcha tem um corte de fabrica, que tem escrito 0°(zero grau) e no volante do motor tem um corte. Esses dois tem que coincidir, dando certeza a você que o 1° piston encontrasse no ponto morto superior..

  Antes de instalar a correia dentada deixar os parafusos
das engrenagens folgados para
facilitar o posicionamento da correia.
Lembrado quê, tem que esticar
a correia pelo lado contrario do esticador.


Também é bom deixar esse rolamento da direita um pouco folgado na hora da instalação da correia para facilitar na hora de posicionar a mesma, pois essa correia é muito justa nas engrenagens.


Dica= O rolamento tensionador tem seu ponto, ficando de forma errada ele da uma batida parecendo tucho! Para ajustar sem a ferramenta e preciso um alicate de anilha curvo fixando no pino guia do tensionador.

   Boa sorte!!!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Montagem do motor Zetec rocam da Ford passo a passo!

Adicionar legenda
 Gente acredito que o segredo para uma boa montagem tem alguns itens a ser cumprido, pois uma boa limpeza é essencial em todo o processo de montagem, também tem a parte da atenção que é o item que eu acho mais favorável para que tudo de certo.
 Como mostro na foto esses tipos de motor contem esguicho, então muita atenção na hr de receber o motor da retifica pois lá eles retiram para encamisar e brunir as camisas ''cilindro'' e nós mecânicos e que temos que ter essa atenção.
 Dica= Esquecendo os esguichos o motor não dar pressão de óleo necessária.
A pressão Variável  com o motor frio e de 3 a  4 Kgf/cm² e com o motor quente não pode baixar mais que 1 Kgf/cm². Pois isso acontecendo existe uma grande possibilidade dos tuchos não serem carregados.




  Verificando a posição correta dos bronzes, pois os que tem um rasgo são colocados no bloco para ha-
ver a passagem de óleo pelos esguichos afim de manter a lubrificação constante no Virabrequim e deixar sempre os pinos de bielas e saias dos pistões com óleo.






Bronze de mancal como mostro na foto ao lado.
Dica= Analisar os bronze a respeito das medidas, pois pode na caixa dizer que é  0,25 e o bronze ser 0,50 e isso vai fazer vc perder tempo até achar que é o bronze errado, e se na caixa for 0,50 e o bronze for 0,25 vc vai ter que desmontar o motor novamente porque o mesmo não vai dar pressão de óleo, pois o virabrequim irar rodar fora de medida.. 




Parafuso com prisioneiro para fixar a defletora que tem a função de facilitar a circulação do óleo em função do pescador..
A sequencia de aperto dos parafusos é começando pelo meio, depois aperta o mancal de um lado depois aperta o mancal do outro.

Arruela de encosto é posta no bloco no mancal do meio afim de fazer a folga axial.

Dica= Sempre montar os bronzes banhando a óleo afim de evitar ranhuras nos primeiros giros do motor.
                                
Lembrando quê os anéis de segmentos tem uma posição cada um deles, nunca colocar como mostro na foto a esquerda, pois fazendo isso o óleo passara pela câmara de combustão sempre molhando vela de óleo e consecutivamente irar fumaçar.
Marca posição da biela,geralmente ela contém números nela.
Dica= Marcando a biela vc não corre o risco dela ficar prendendo no moente por conta de sua folga lateral.

 Acomodando a cinta e apertando bem, lembrando de dividir os anéis, sempre banhando os pistões com óleo para não haver engripamento nos cilindro ''camisas'' com um pedaço de madeira apropriado ou um martelo de nylon bata na cabeça do pistão afim do mesmo entra no cilindro,

Dica= Ao bater no pistão vc deve observar se ele não emperra (topa), se isso acontecer não force, retorne o piston no cilindro acomode novamente a cinta apertando bem no pistão.
Obs: Se vc força o pistão quando ele topar provavelmente irar quebra algum anel de segmento e consequentemente quando o motor funcionar irar fumaçar e melar a vela de óleo deixando um cilindro morto, desequilibrando o motor em sua marcha lenta.



                                                                                                    
Instalar a engrenagem que sincronizara a distribuição e corrente antes de colocar a bomba de óleo Dica= Geralmente na corrente vem um dente ''elo''marcado ou pintado para facilitar a montagem.

Com os guias da corrente instalado verifique se os mesmos
estão livres após apertar os parafusos.
Remova todo o óleo na parte da frente do bloco para colocar a junta, essa junta da bomba de
óleo vem inteira ligada com a da bomba D' água, vou dar uma dica, agora por favor, não vai nessa de colocar muita cola não, o cliente pode notar e não gostar, até mesmo porque qualidade não é exagero.   


Dica= Após ter limpo toda a frente do bloco (gasolina ou thinner) colar a junta. Se for silicone espalhar no espaço certinho da junta no lado da bomba D' água, agora se for cola 3m dar vários pingos depois espalhar, todas 2 tem que esperar secar um pouco, depois vai encostando a junta no bloco que ela vai fixando. Fiz questão de dar esses detalhes porque no meu caso montei esse motor para uma oficina e não veio a bomba.



   Gente esses tipos de bomba de óleo tem uns detalhes muito importante além de ela não ter guia os espaços onde vão os parafusos são bastante largos. Quando eu estava montando um motor desse a uns anos atrás, passei o virabrequim e ele ficou rodando normal, quando instalei a bomba de óleo a ''cambota'' não quis mais girar .
Dica= Vc tem que ir reapertando a bomba de óleo e girando o virabrequim, para que a engrenagem da bomba não trabalhe forçada no eixo.

 

  Dependendo das condições como esteja o pescador da bomba, vc pode abri-lo para realizar uma limpeza ou coloca-lo no produto químico que nem sempre é o necessário para deixa-lo completamente limpo.




 Observar a posição dos pistões porque por mais incrível que pareça já vi muito mecânico ter que retirar o cárter para virar lado de pistão. Geralmente vem na face dos pistões uma seta, ponto cravado, bolas marcando a posição dos pistões.
Dica= Antes da desmontagem observar a posição dos pistões, pois existe motores com seta do pistões para frente e outros com setas para trás. Nesse caso os pistões tem sua seta voltada para frente.                                                                                                           Amarra um arame na corrente para ficar melhor o manuseio da montagem, (para a corrente de sincronismo não cair dentro do motor).


                                
  Respeitando a ordem de aperto que é bem simples alternando os parafuso, segue a sequencia de aperto 40  Nm  e  120°  que dar em uma faixa de 8 a 10 kg..




  Observando a posição da engrenagem na corrente, coloque ela deixando a folga pro lado do esticador, caso contrario deixando a folga pro lado contrario do esticador, a corrente irar ficar fazendo um ruído,
(corrente irar trabalhar folgada).




Dica= Dar um giro completo no motor (360°) e ver se os pontos coincide, o debaixo e o de cima, como mostro na foto ao lado.




 Respeitando a folga
da corrente como já
falei acima, colocar
o tensionador rosque-
ando com a mão
observando a corrente
sendo tensionada.

 
 Dica= Por mais incrível que pareça já coloquei
2 tensionadores novos em motores diferentes
que aparentaram defeitos, por isso leve em consideração que peça nova também aparenta defeito.
Coloquei o tensionador velho a corrente parou
com a pancada.

BOA SORTE!!!